Atualidade

O Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda – Casa de Acolhimento à Criança e ao Jovem em Risco é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, cujos novos estatutos foram aprovados pela Diocese do Porto em Novembro de 2015 (Decreto Lei n.º 172 – A/2014 e Lei n.º 76/2015).

Tendo o Bairro da Pasteleira como zona preferencial de intervenção, todavia importa dizer que este Centro Social faz parte da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda (Porto), que abrange as seguintes áreas das freguesias de Lordelo do Ouro e da Foz do Douro: Rua de Sobreiras, Pasteleira Sul, Bairro da Pasteleira e  Bairro Rainha D. Leonor, Bairro Social da Pasteleira - conhecida por Previdência.

O Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda está instalado em edifício construído de raiz, implantado na Mata da Pasteleira e surgiu no seguimento de 25 anos de trabalho social da Paróquia, que se desenvolveu em casas do Bairro Camarário Rainha D. Leonor, num pré-fabricado implantado no adro da Igreja Paroquial e em salas da mesma igreja.

A intervenção desta instituição desenvolve-se com a finalidade de contribuir para a promoção da população, em particular de alguns grupos sociais mais vulneráveis às situações de pobreza, de marginalização e exclusão social. Dada a complexidade destes problemas sociais, aposta num modelo de intervenção ecossistémico que procura envolver as famílias e a comunidade através da articulação com diferentes serviços ou instituições.

Para a prossecução destes objetivos e tendo em conta o exercício das suas atividades e o conceito de pessoa humana e seu âmbito cultural, social e espiritual, o Centro Social conta com dois órgãos diretivos, nomeadamente a Direção e o Conselho Fiscal, constituídos no total por oito elementos.

Este Centro Social possui um Regulamento Interno para cada resposta social, sendo que estes documentos foram revistos e atualizados em Outubro de 2015, dadas as Circulares de Orientação Técnica n.º 4 e n.º 5 de Dezembro de 2014, emitidas pela Segurança Social.

Parcerias

As parcerias exercem um papel importante na viabilidade e construção de projetos alternativos neste contexto. Assim, ao nível das parcerias com entidades externas, o Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda mantém relações institucionais com: União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal do Porto, Fundação de Serralves, Agrupamento Dr. Leonardo Coimbra (Filho), Agrupamento Garcia da Orta; ADILO- Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro, E.S.E Porto, Universidade Católica do Porto, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens - Porto Ocidental, Centro Hospitalar do Porto. Fazemos parte da Comissão Alargada da CPCJ e do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Leonardo de Coimbra, Porto.

logotiposp