"Criança feliz, feliz a brincar, mil brincadeiras eu vou inventar"

 

Com a chegada da primavera, chega o bom tempo e com ele muitas aventuras, não só nos nossos recreios, como na mata da pasteleira. Esta mata é um espaço privilegiado para estar e para observar diferentes elementos da natureza. Passear pela mata permite-nos mostrar ao grupo os sinais de que a primavera chegou, permite-nos explorar novas brincadeiras e dar azo à imaginação dos mais pequenos.

Correr, saltar, rebolar, mexer na terra, estar no parque infantil ou junto ao lago, estas são experiências que se vivem numa ida à mata.

De acordo com a Health Education Research (2008), brincar na natureza estimula a criatividade: os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados durante a brincadeira: o galho que vira espada, a folha que vira um barquinho…” .

As crianças que brincam no exterior, fazem-no de forma mais criativa e cooperativa, tornando-se mais ativas, sociáveis e exploradoras. A brincadeira ao ar livre estimula a atividade física, estimula os sentidos da criança e contribui para a sua concentração e o gosto pela natureza e a conservação da mesma.

IMG 20190515 102020pq

Equipa da Creche