"À conversa sobre... o sono"

sonoO sono existe para que o cérebro possa descansar (e sonhar), fornecendo às crianças, energia para aprender, brincar e serem felizes. Se elas não dormem bem, o seu comportamento é essencialmente inquieto, têm dificuldade para aprender e podem até ficar irritadas, porque o cérebro está cansado.

Quando se diz que a expressão “dormir faz crescer”, não passa de uma afirmação popular, estamos enganados, pois é mesmo verdade que enquanto se dorme são segregadas hormonas, como a do crescimento.

No entanto, existem cada vez mais crianças com hábitos de sono inadequados, dos quais se podem mencionar a dificuldade em adormecer e/ou os despertares noturnos frequentes que conduzem à exaustão dos pais e até a um ambiente de tensão e irritabilidade no seio da família.

De acordo com Psicóloga Teresa Sousa, (especialista em Ritmos de Sono), os problemas de sono na infância dependem muito do comportamento de cada um de nós, em família, e por isso, considera-se a higiene do sono (bons hábitos) como determinante para solucionar esses problemas.

Tendo em conta o quanto é importante para as crianças dormirem bem, não deixemos para amanhã aquilo que podemos começar a fazer hoje: toca a criar bons hábitos de sono! 

Reconhecendo a importância desta problemática, o Pré-Escolar promoveu um “Encontro para Pais” sobre os bons hábitos de sono. Tal aconteceu no passado dia 21 de março, tendo sido dinamizado pela Enfermeira Elisabete Malheiro (Equipa de Saúde Escolar).

Esperamos ter ajudado! Agora… mãos à obra e… durmam bem!!!

Equipa do Pré-escolar