DESCRIÇÃO DA VALÊNCIA
O CATL é um espaço educativo que presta serviço às crianças que frequentam o 1.º Ciclo, em tempo letivo nas "extensões de horário", isto é, no início da manhã e final da tarde com acolhimento e transporte das crianças de e para as escolas e atividades lúdico-pedagógicas onde se reforçam e desenvolvem novas competências, nomeadamente na área do desporto, da expressão plástica, da informática, da educação cívica e apoio nos trabalhos escolares. 
Nas interrupções letivas as crianças podem frequentar o CATL das 7h30 às 19h00, com atividades diversificadas que garantem a sua ocupação.
Pretende-se prosseguir e reforçar os objetivos iniciados no jardim de infância, colaborar com as escolas do 1.º Ciclo, estreitar laços de cooperação com as famílias, favorecer a inter-relação com  a comunidade valorizando e aproveitando os seus recursos.
O CATL proporciona uma vasta gama de atividades, enquadradas no carácter ocupacional e educativo  que o caracterizam, integradas num projecto de animação sociocultural em que as crianças podem escolher e participar livremente, numa perspetiva de corresponsabilização,  tendo sempre em atenção as características dos grupos e suas necessidades.
Os espaços estão organizados proporcionando condições para o desenvolvimento das atividades e a  equipa é composta por duas técnicas e duas auxiliares.

   


 
 
 
Definição de objetivos
 
 
 
O CATL como valência integrada do Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, presta serviços e desenvolve atividades, visando especialmente:
 
Objetivo 1: Estreitar relações entre família/criança/CATL/escola;
 
Objetivo 2: Proporcionar momentos de aprendizagem de forma a prevenir o insucesso escolar;
 
Objetivo 3: Promover atividades lúdico-pedagógicas que estimulem o desenvolvimento de competências pessoais e sociais das crianças do CATL.