"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"

                                                                                                         (Saint-Exupery)

 

 

Creche

 

Segundo o Manual de Qualidade em Creche emitido pela Segurança Social  “… os objetivos da resposta social Creche visam proporcionar o bem-estar e desenvolvimento das crianças dos 4 meses aos 3 anos, num clima de segurança afetiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar, através de um atendimento individualizado e da colaboração estreita com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças.”

Para que esta inserção ocorra da melhor forma é necessário que as crianças se encontrem num local seguro, com rotinas bem estruturadas, espaços organizados e dotado de pessoal habilitado para transmitir afeto, segurança e proteção de modo a estimular o desenvolvimento de autoestima, autoconfiança e autonomia, que permitam à criança enfrentar da melhor forma os desafios com que irá sendo confrontada ao longo do seu desenvolvimento.

Assim sendo, o currículo na nossa creche é tudo o que acontece quotidianamente e que é organizado e planificado em função das necessidades das crianças.

 

 

 

 

 

TRABALHO PEDAGÓGICO

 

O trabalho pedagógico tem sempre como base objetivos que são traçados no início do ano letivo para cada grupo especificamente. Este trabalho incide principalmente sobre o conhecimento que o educador tem de cada criança (através da observação e registo de comportamentos e atitudes) sobre as suas necessidades, bem como informação fornecida pelos pais aquando o preenchimento do Plano Individual (PI).

 

ROTINAS

As rotinas na creche (alimentação, higiene, jogo espontâneo e atividades planificadas) constituem o eixo globalizador em torno do qual se articula a ação educativa. Estes momentos são propiciadores de desenvolvimento e fortalecem os laços afetivos com a criança. Os adultos rentabilizam estas ocasiões para conversar, jogar, tocar, brincar, sorrir, de modo a torná-las ricas em bem-estar e potenciadoras de aprendizagens, promovendo hábitos de higiene, alimentação saúde e segurança. 

A Creche funciona das 7h30 às 19h00. O acolhimento é realizado até às 9h00 em sala própria, sendo então as crianças encaminhadas para as salas respetivas onde é fornecido o reforço alimentar pelas 10h00. Às 11h45 é proporcionado o almoço e as crianças são preparadas para a hora da sesta. Segue-se o lanche pelas 15h45 e a partir das 17h00 ficam a aguardar a chegada dos Pais na componente de apoio à família.

O jogo espontâneo está sempre presente e as atividades intencionalmente planificadas surgem nos momentos intercalares às rotinas antes referidas. 

   EQUIPA

 

A equipa da creche é composta por 9 elementos distribuídos pelas diferentes salas da seguinte forma:

Sala do Berçário – 2 auxiliares e  uma educadora responsável;

Sala de 1 Ano – uma educadora e uma auxiliar;

Salas de 2 Anos (duas) – uma educadora e uma auxiliar por sala.