Quanto à sua constituição, o Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda oferece quatro respostas sociais, designadamente a Creche, a Educação Pré-escolar, o CATL e o Centro Comunitário, tendo Acordos celebrados com o Centro Distrital de Segurança Social do Porto.

Creche

A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado,exterior ao seu círculo familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver competências e capacidades.

A Creche enquadra 53 crianças com idades entre os 4 e os 36 meses, distribuídas por 4 Salas.

 

botao mais amarelo

Pré-escolar

A Educação Pré-escolar é a primeira etapa da educação básica, complementar da ação educativa da família, com a qual se deve estabelecer uma estreita cooperação. Pretende-se favorecer o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade.
Abrange 75 crianças, entre os 3 anos de idade e o ingresso no Ensino Básico, distribuídas por 4 salas.

 

botao mais amarelo

CATL

O CATL é um espaço educativo que responde às necessidades das famílias, na ocupação dos seus filhos fora do horário e calendário escolar, e das crianças ao proporcionar atividades lúdicas, socioculturais que reforçam o seu processo de socialização e das suas aprendizagens, valorizando o individuo e o grupo.
Abrange 60 crianças e dispõe três espaços distintos – sala de estudo, informática e ateliers, para além do recreio.

 

botao mais amarelo

Centro Comunitário

O Centro Comunitário é uma resposta atípica que funciona desde 1993 e dirigida a crianças, jovens, famílias e comunidade. As suas atividades abrangem as áreas da educação, formação profissional ou emprego, ocupação de tempos livres, e apoio psicossocial.

 

botao mais amarelo