Filtros

P1010393

A nossa atividade extracurricular selecionada foi expressão musical, esta nossa opção teve em conta não só os interesses/expetativas das famílias, mas também a importância desta expressão no desenvolvimento das crianças, uma vez que, de acordo com as orientações curriculares, com estas atividades temos oportunidade de desenvolver a capacidade de escuta e atenção, a capacidade de tocar instrumentos, a capacidade de reproduzir canções, assim como, desenvolver a capacidade de reproduzir e/ou criar diferentes ritmos.

 Desta forma, o pré-escolar conta com a QUIEDUKA para conseguir para desenvolver estas capacidades inerentes á expressão musical. A professora de música (Vânia) visita-nos semanalmente (4ª feira- 14h- grupo dos 4 anos; 14h45- grupo dos 3 anos/ 6ª feira- 14h- grupo dos 5 anos) trazendo consigo uma mala cheia de surpresas musicais.

P1010394

Nesta atividade já tivemos oportunidade de aprender novas canções (“As árvores balançam”, O sapo”, “As mãos”, “Borboletinha”, “Abraços”, “O nosso corpo é música”, “Sorri”, “É Natal”, “Brilha, brilha”, “Os reis magos”, “A amizade”…), brincar com os sons produzidos pelo nosso corpo (bater palmas, bater os pés, estalar os dedos, bater nas pernas), reproduzir ritmos com instrumentos musicais (guizeiras, castanholas, pandeiretas, caixa chinesa, clavas, shakers, triângulo) e estar em silêncio.

Este projeto ainda está numa fase inicial, mas acreditamos que crianças e adultos beneficiarão desta experiência. 

 

Ouça uma das músicas explorada numa das sessões

 

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11

Previous ◁ | ▷ Next

 

 

Durante os meses de Novembro e Dezembro, as crianças e jovens que participam no Espaço das Artes no Centro Comunitário, desenvolveram o projeto da realização de telas com um autoretrato. Foi um processo que foi desenvolvido durante dois meses, com uma sessão semanal para cada um dos três grupos, em que foram cumprindo várias tarefas. Agora finalizado o processo e quando já está a ser projetado um novo projeto, surgiu o momento da exposição das telas no espaço do Centro Comunitário. Partilhamos também aqui em formato digital para quem não tiver a oportunidade de ver as telas no nosso espaço. Para as crianças e jovens que participaram, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, os parabéns por um excelente trabalho.

 fotografia

 

 

Na última reunião de pais do CATL, no ano letivo 2014/2015, foi lançado o desafio: conhecer e estar mais em contacto com as atividades que os seus filhos realizam! Assim sendo, foi em Outubro de 2015 que nasceu o novo projeto do CATL: O Jornal de Parede. Desde então, todo os meses, na entrada do CATL é possível encontrar as mais divertidas e enriquecedoras atividades que as nossas crianças realizam. Curiosos? Passem à nossa porta e descubram as últimas atividades que fizemos!