Mãos à Horta
Os meninos da sala dos 3 anos (sala das flores) numa das suas idas a Serralves, no âmbito dos clubes da natureza, trouxeram sementes de ervilhas para partilhar com os amigos da sala dos 4 (sala dos piratas) e dos 5 (sala da selva). Assim, todos juntos decidimos pôr mãos à horta e ir “inaugurar” a época de cultivo na nossa horta que se chama, “horta da floresta dos bacalhaus”.
Flores, Selva e Piratas transformaram-se em pequenos “agricultores”, trabalhando a terra, fazendo regos, colocando as sementes nesses regos, cobrindo as sementes para que nem pássaros, nem o vento as levem, e regando. Agora esperamos que o nosso espantalho tome bem conta delas, pois nós estaremos atentos e cuidaremos das nossas ervilhas o melhor possível para que depois as possamos colher e claro, no fim de tudo, as possamos saborear em conjunto!
É verdade, gostávamos de partilhar com todos uma curiosidade:
- Sabem que as sementes das ervilhas eram cor de rosas?-, isto porque foram conservadas em sabão rosa até secarem e transformarem-se em sementes. Mas não pensem que as ervilhas que nascerem serão cor de rosas! Não, não! Serão verdes como todas as outras!
"Juntos... Pela criança na Creche" - O Livro
"(...) uma obra que sirva de inspiração para práticas conciliadoras da vida em creche e destas instituições com a organização da vida familiar."
(in Iuntos ... Pela criança na creche, p.21)
Em junho de 2016 foi apresentado o livro “Juntos… Pela criança na creche” coordenado pela Prof.ª Doutora Maria Teresa Sarmento da Universidade do Minho. Em parceria com a CNIS e com profissionais de educação de diferentes instituições do Norte do país, este livro é resultado de alguns relatos de boas práticas narradas nos seus vários capítulos.
A equipa da creche e a psicóloga do Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, com a narração de algumas das suas práticas, deram forma ao capítulo “A família “creche” connosco…”. Para dar resposta à comunidade em que a instituição se insere e, uma vez que a relação com as famílias e o trabalho com as mesmas é essencial para o desenvolvimento positivo das crianças, o capítulo relata alguns dos projetos realizados com e para as mesmas. Estes, com base na partilha de informação, foram concretizados no sentido de enriquecer o conhecimento das famílias nos diferentes níveis de desenvolvimento da criança, nomeadamente: saúde; cuidados básicos; alimentação; pedagogia e interações.
A participação neste livro constituiu uma mais-valia para o nosso Centro uma vez que proporcionou aos profissionais envolvidos a partilha de conhecimento e experiências que, mais tarde, foram partilhadas com a restante equipa educativa da instituição.
{mp3}creche{/mp3}
Ouça o programa da TSF que aborda esta obra.
Vamos cantar as Janeiras!
Eis que era chegada a época de ir desejar bom ano a todos os que nos rodeiam cantando as janeiras. Desta forma, as crianças e equipas das salas de 3, 4 e 5 anos organizaram atelieres de construção de coroas e maracas.
Entre esta saborosa azáfama de construção de materiais com pequenos grupos mistos e calorosos ensaios musicais para afinar as nossas vozes, conseguimos vivenciar momentos ricos de aprendizagem onde a entreajuda, cooperação e alegria foram uma constante!
Ao final de duas semanas conseguimos organizar um grupo numeroso de crianças e adultos que saíram para a rua com caras alegres e entusiasmadas para desejar a todos um bom ano através da partilha de canções.
Ao longo deste percurso, íamos enchendo as ruas de alegria, movimento e música, as pessoas que íamos encontrando interagiam com as crianças acompanhando a cantoria com palmas e presenteando todos com os seus sorrisos e algumas guloseimas.
Este projeto contou também com a participação da professora da atividade extracurricular de música, Cristina, que nos ajudou nos ensaios e nos acompanhou no percurso realizado pelo Bairro Velho da Pasteleira.
Concerto de Natal - Pré-escolar
No dia 23 de Dezembro, a equipa do Pré-escolar apresentou na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda o seu concerto de Natal. A equipa entendeu que este concerto respondia a alguns objetivos inerentes ao trabalho da resposta social e à época natalícia.
O grupo de crianças do Pré-escolar está integrado na atividade de expressão musical, que decorre semanalmente, entre as 14h e as 15h. Esta atividade é desenvolvida pela Qieduka e entendemos aproveitar a época natalícia, uma época de celebração e convívio, para apresentar às famílias o trabalho que tem vindo a ser realizado com as suas crianças na expressão musical. Desta forma, conseguimos a adesão e a presença das famílias na Igreja que nos tem vindo a servir, desejamos a todos um Santo Natal e lembramos a razão da celebração do mesmo. Estiveram presentes 65 crianças do Pré-escolar.
Lanche de Natal
Existem dois momentos no ano em que todos (crianças, jovens, colaboradores, voluntários e direção) se reúnem para uma refeição em conjunto – no Natal e no Aniversário do Centro.
Nesses momentos, criamos convívio e reforçamos o sentimento de pertença a esta nossa Casa. Voltamos a fazê-lo no dia 22 de Dezembro com o lanche de Natal – enchemos o refeitório com o presépio, a música, estrelas, centros de mesa, argolas para guardanapos – tudo cheio de cor e feito pelas crianças e os jovens.
Para nós, o Natal é tudo aquilo que conseguimos ver e sentir neste lanche – o convívio, a amizade, a partilha, a alegria entre todos aqueles que estão juntos durante um ano inteiro na procura de um crescimento mútuo.
Aprofundamos a amizade, ficam as recordações e muitas e muitas imagens que pode ver na Galeria.
Celebração de Natal
Aconteceu no dia 23 de Dezembro, pelas 10h e 30m, na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda. Para nós, Casa, este é dos momentos mais importantes do ano, pois todos vamos juntos à Igreja lembrar e celebrar o nascimento de Jesus.
A celebração iniciou-se no hall da entrada do Centro, enquanto todos cantávamos e acendíamos a vela do caminho do advento. Em seguida, seguimos para a Igreja e fomos presenteados com uma narrativa, contada por um grupo de crianças do CATL, sobre a noite do nascimento de Jesus.
De uma forma simples e essencial, lembramos esse nascimento e celebramos o mesmo, cantando as músicas de Natal que todos conhecemos e que nos identificam.