Natal 2018 - Programa
Natal 2018 - Programa
E QUANDO ESTAMOS QUASE NO NATAL...
E quando estamos quase no Natal...
Na oficina de histórias do Centro Comunitário não se contam ou ouvem apenas histórias, também é possível escrever histórias. Pequenas, grandes e de diferentes formas e feitios…em jeito de verso, de carta ou de prosa. Neste dezembro o desafio é: “Neste Natal, escreve a alguém especial! “
Há quanto tempo não recebe uma carta? Há quanto tempo não escreve uma carta? Para contrariar esta tendência crescente entre nós, de enviarmos mensagens generalistas e impessoais, desafiamos alguns jovens a fazerem chegar a sua mensagem em forma de postal, via correio. Cada jovem deve construir o seu postal e consequentemente deve pensar na mensagem que vai escrever.
O desafio, tantas vezes recusado e muitas vezes adiado, o escrever e enviar pelo correio um postal.
Por cada postal realizado é um sorriso dobrado de quem o recebe!
Não se esqueçam de dizer aos que vos são próximos, como são importantes para vocês!
Este Natal escreva também a alguém especial.
O CENTRO SOCIAL VESTE O PIJAMA
O Centro Social veste o Pijama
No dia 20 de novembro, o nosso Centro comemorou o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, abraçando, mais uma vez, a iniciativa promovida pela “Mundos de Vida” e vestindo “o seu pijama” para relembrar um direito fundamental: o Direito à Família!
Assim, nesse dia, grandes e pequenos chegaram à “escola” vestidos a rigor para afirmar a sua solidariedade para com todos aqueles que se vêm privados de um lar e de uma família onde possam crescer felizes e seguros. Incentivar “Crianças a ajudar crianças” é o lema deste “Dia Nacional do Pijama”.
Tal como a “Mundos Vida”, acreditamos que, passo a passo, criança a criança, e todos juntos, podemos fazer a diferença! Assim diz a canção da “Missão Pijama”, tão cantada pelas nossas crianças:
“(…)
Mais um dia, mais um novo mundo
Mais um abraço de amor profundo
(…)
Dizem que não vale a pena sabes que é mentira
Uma boa ação pode mudar uma vida
(…)”
BEM COMER, PARA BEM CRESCER
Bem comer, para bem crescer
De forma a comemorar o “Dia Mundial da Alimentação” (16 de outubro) e integrado no trabalho desenvolvido ao nível da educação alimentar, o Pré-Escolar promoveu a “Quinzena da Boa Alimentação” (15 a 26 de outubro).
Durante estes dias foram muitas as atividades realizadas com e para as crianças, mas também para as famílias:
- Banca de venda de batidos e doces saudáveis, tais como batido de ananás, batido de banana com maça e aveia, bolo de espinafre e bolo de courgette, bolachas de aveia com banana e bolachas de manteiga com frutos vermelhos e sementes de chia - sempre com a possibilidade de levarem a receita para casa;
- Dinamização das histórias:“ A menina que não gostava de fruta” e “O menino que não gostava de sopa” de Cidália Fernandes, junto de todos os grupos das diferentes respostas, bem como a apresentação de uma sessão de teatro dinamizada por uma equipa de estagiárias da Unidade de cuidados da Comunidade- Porto Ocidental;
- Encontro para as famílias, dinamizado pela Enfermeira Elisabete Malheiro da Unidade de cuidados da Comunidade- Porto Ocidental.
Praticar uma alimentação saudável é urgente e isto exige descoberta/conhecimento e mudança/transformação de hábitos alimentares, bem como o envolvimento de todos. As nossas crianças estão envolvidas e motivadas e vocês?
O MEU FILHO ESTÁ DOENTE: LEVO-O OU NÃO O LEVO PARA A CRECHE?
O meu filho está doente: Levo-o ou não o levo para a Creche?
Febre
O que é a febre?
A febre é uma resposta de defesa do organismo. Corresponde à elevação da temperatura corporal acima de 37,6ºC.
Onde se avalia?
Dependendo da idade esta deve ser avaliada:
- 1ª semana de vida: axilar
- A partir da 1ª semana de vida: axilar ou retal (febre se temperatura superior a 38ºC)
- A partir dos 3anos: timpânica ou axilar
- A partir dos 5anos: axilar, oral ou timpânica
Os termómetros devem ser digitais, e no caso retal de ponta flexível.
Como atuar?
Medidas antipiréticas e de alívio de desconforto:
- Oferecer líquidos
- Adequar vestuário
- Adequar temperatura do ambiente
- Administrar antipirético (prescrito pelo médico) se criança desconfortável
- Ter em atenção se a criança mantém o comportamento habitual (brinca, come, fala, etc.), após a administração de antipirético. Em caso de alteração recorrer aos serviços de saúde.
Quando ir para o infantário/escola?
A toma de antipirético não previne que outras crianças não fiquem doentes. A criança só deve regressar ao infantário/escola após 24h sem febre.
Entendemos que não é fácil faltar ao trabalho e avisar no próprio dia, reorganizar esse dia porque o seu filho adoeceu, mas ele tem que ser a sua prioridade. Ao zelar pelo seu bem-estar e saúde, zela pelo bem-estar e saúde do grupo.
Proteja os outros, protegendo o seu filho!
O Outono chegou, quem foi que te contou?
O Outono chegou, quem foi que te contou?
As andorinhas, as folhas, o vento, as frutas….
Foi no âmbito desta estação do ano que nos chegou à Creche uma criança carregada de diferentes frutas desta época para partilhar com os amigos. Era visível a alegria com que a criança apresentava estes tesouros: uvas, maçãs e castanhas.
Com toda esta brincadeira que permitiu a todas enriquecer os seus saberes e sabores sobre as caraterísticas do outono, a família dessa criança envolveu-se ainda mais nesta brincadeira, proporcionando um magusto saboroso e com cheiro do Douro, com o apoio da Câmara Municipal de Sernancelhe que nos presenteou com alguns quilos de saborosas castanhas dessa região, proporcionando às crianças este momento que para além de saboroso, permitiu reviver a tradição de São Martinho.
Deixamos aqui algumas atividades alusivas a esta época do ano, que foram exploradas na Creche
- Pintura de alguns elementos outono
- Passeio pela mata
- Desfolhada
- Pintura e canção do ouriço