Filtros

Natação em tempo de férias

De 17 a 28 de dezembro tivemos oportunidade de ir até à piscina do Fluvial e frequentamos aulas de natação dadas por dois professores.

Logo no primeiro dia fomos divididos por dois grupos, um grupo composto por jovens que não tinham muito à vontade com a água, e outro grupo já com alguma experiência.

Estes oito dias passaram a voar e a avaliação que fazemos foi muito positiva: lá aprendemos, sorrimos, brincamos e fizemos muito exercício. Graças a uma parceria existente entre o Centro Social e o Fluvial, podemos aproveitar as férias de Natal e da Páscoa para melhorarmos a prática de natação e praticarmos exercício físico.

Somos 20 jovens que todos os dias fazem uma caminhada até ao Fluvial, cheios de energia e com muita conversa pelo meio. Regressamos muito cansados e menos conversadores mas sentimos que aproveitamos o dia da melhor forma possível: entre amigos e a trabalhar o corpo e a mente.

Lá nos encontraremos nas férias da Páscoa…

Tomás Simões (Jovem)

IMG 20161230 160345

Natal 2018 no CATL

lanche

Lanche de Natal

Este ano festejamos o Natal com as nossas famílias, de uma forma diferente e convidamos os familiares para lanchar connosco na tarde de 20 de Dezembro. Cada participante trouxe uma “multa” e o lanche foi bem recheado, divertido e cheio de boa disposição.

Estivemos em convívio durante algum tempo, houve oportunidade para conviver e rir muito, foi um lanche harmonioso e com espaço para todos os que quiseram e puderam participar. No final as famílias deram os parabéns à equipa pela iniciativa, pois tinha sido um momento tranquilo e sereno. Obrigada a todos pela dedicação e participação.

Ofertas de Natal

O CATL foi escolhido pelo Centro de Atletismo do Porto, CAP, para receber presentes doados por atletas e famílias. No dia 21 de Dezembro, membros da Direção do CAP, o treinador de atletismo e alguns atletas vieram visitar-nos e ofereceram-nos brinquedos que vão enriquecer o nosso espaço.

Ofereceram-nos ainda a escola virtual para melhor estudarmos e enfrentarmos com maior entusiasmo os desafios que a escola nos traz. Foi um momento de partilha muito bom, conversamos para nos conhecermos melhor e agradecemos a oferta que nos foi destinada. Percebemos que o atletismo compreende várias modalidades, desde salto em comprimento, corrida, lançamento de martelo, entre outros, todos são incluídos, começando pelo atleta mais pequeno até ao maior, há espaço para todos. Obrigada ao CAP.

IMG 20181221 171113

"A ler vamos..." e "Matiga"

Durante este ano letivo, o Pré-escolar abraçou um novo projeto: “A Ler Vamos…” e  “Matiga  (Matemática Amiga)”, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, tendo como objetivo promover competências de literacia emergente e matemática que facilitem a aprendizagem formal da leitura e escrita e da matemática e que constituem,  também e sem espaço para dúvidas, competências indispensáveis  à sociedade atual.

Estes dois projetos assentam no desenvolvimento de atividades de promoção das competências acima referidas de uma forma lúdica, tendo por base a exploração de histórias e de outro tipo de textos, nomeadamente poemas, lengalengas e canções, bem como jogos linguísticos, jogos de exploração da linguagem escrita e jogos de matemática, desenvolvidas em contexto de sala pelas respetivas equipas. Estas atividades previstas especificamente no âmbito do referido projeto constituem uma mais-valia para a nossa ação educativa, no sentido da diversificação de estratégias, concorrendo de forma muito positiva para a persecução de objetivos já presentes no Pré-Escolar.

Neste contexto, torna-se pertinente destacar que há competências que se estimulam no Pré-escolar que são fundamentais para facilitar a transição para o ensino formal e contribuir para o sucesso escolar, quer no que respeita à aprendizagem da leitura e da escrita e da matemática, quer no que respeita ao desenvolvimento de uma atitude positiva e recetiva face a novas aprendizagens. Aprender também passa por termos a vontade de querer saber e conhecer sempre mais!

IMG 20190116 172851

"Cantar o Bom Ano"

IMG 20190108 100103

Entrámos em 2019! Um novo ano começa e traz com ele a vontade entusiasta das nossas crianças de desejarem “Bom Ano” a toda a gente! Assim, e fazendo jus à tradição, decidimos fazê-lo a cantar as “Janeiras”, bem coroados, tal como deve ser!

Logo após o “Dia dos Reis”(8/01), e depois de termos posto mão à obra para prepararmos tudo muito bem, fizemos a abertura da nossa  “Ronda das Janeiras” junto das famílias, finalizando o nosso “Concerto de Natal/Reis” com o desejo de um excelente 2019.

Inaugurados os nossos cantares, junto de um público tão especial, seguimos caminho rumo às escolas do meio envolvente, cada uma a seu tempo: S. João da Foz, Pasteleira e Paulo da Gama. Nestes dias, enchemos as ruas de cor e de muita alegria, tal era o entusiamo das crianças pois, mais uma vez, tiveram a oportunidade de irem às “escolas dos grandes”, onde muitas delas têm irmãos, primos e amigos e sabendo que, a dado momento das suas vidas, muitas farão parte dessa comunidade escolar.

 Fomos recebidos entre sorrisos por professores e alunos e por todos os outros funcionários das referidas escolas e em todas elas as “Janeiras” constituíram um momento de partilha, já que fomos sempre presenteados com uma “surpresa” preparada pelas próprias escolas. Não faltou espaço para troca de brincadeiras entre todos, havendo oportunidade de experimentar um “recreio diferente”.  

Terminadas as Janeiras fica a vontade de mantermos esta proximidade com as escolas, ao longo de todo o ano letivo, criando outros momentos conjuntos! Resta agradecer a todos que, desde o início, se mostraram tão recetivos a esta iniciativa e que tão bem nos acolheram e reforçar o nosso desejo de um super-hiper- mega fantástico 2019!

A Música e o Yoga na Creche

No presente ano letivo, a equipa da Creche propôs às famílias a frequência da música e do Yoga para os seus educandos. Relativamente à música, esta atividade acontece pelo segundo ano consecutivo e tem revelado resultados muito positivos. O contacto da criança com a música tem como propósito o desenvolvimento psicomotor, social, afetivo, cognitivo e linguístico, adquirido através da audição, da interpretação, da improvisação e da criação musical.

O contacto sistemático com a música facilita o processo de criação, consolidação e ampliação do conhecimento. Pretende-se que as nossas crianças ouçam, percebam e interpretem materiais sonoros diversos; imitem, criem e reproduzam exemplos musicais em ambiente lúdico; otimizem a memória e a concentração; exprimam sentimentos e emoções; desenvolvam a imaginação, a criatividade e a linguagem e treinem a coordenação da motricidade ampla e fina, através do gesto/movimento, do tato (sensorial e motor) e do campo visual (espaço/objeto).

Quanto ao Yoga (a novidade deste ano), na idade da Creche os exercícios explorados no Yoga são através de histórias, canções, jogos e brincadeiras. As aulas têm sido divertidas e com elas pretendemos promover a disciplina, a concentração, a motricidade e o trabalho em grupo, com o devido respeito pelos outros.

Através do Yoga ajudamos as crianças a se concentrarem e a diminuírem a ansiedade; desenvolverem o equilíbrio, a agilidade e a auto-confiança; orientarem a coordenação de movimentos de acordo com a música; controlarem o corpo e a mente, assim com o relaxamento e a calma.

20190111 105325

Natal é tempo de ...

“Natal é tempo de amar, de brincar, partilhar, de oferecer sem contar, magia…”

Maria Vasconcelos

20190109 142817

Acreditando que o Natal é mesmo isto, é viver a essencialidade através da simplicidade desta época, a Creche (equipa e crianças) foi nesta viagem de malas vazias…

Fomos com as crianças descobrindo o que é o Natal através das histórias “O Presépio”, “A Pequena Árvore de Natal” e a “A Magia do natal” e das canções tradicionais “Pinheirinho”, “Brilha, brilha lá no céu” e “Esta luz pequenina”, permitindo a todos conhecer cada elemento que carateriza esta época.

Nesta descoberta realizada em grupo, vivenciamos também os valores que devem ser relembrados e experienciados todos os dias, a amizade, cooperação, interajuda, alegria.

Como também já tem sido prática corrente nesta resposta social, não podíamos nunca viver esta época sem envolver as famílias nesta nossa doce viagem. Assim, convidamos as famílias para decorarem uma casa que faria parte da aldeia Natal, uma aldeia que tentamos retratar no placard de uma das nossas salas. Nestas casinhas foi visível o carinho, empenho, ternura que cada família depositou na mesma.

As famílias também estiveram connosco nas Janeiras, para celebrarmos mais uma vez o nascimento de Jesus. São as pequenas coisas e as mais simples que transformam pequenos momentos e gestos em algo grandioso e mágico.

Presépio na Comunidade

 

Neste Natal fomos convidados pela Paróquia para construir um Presépio em conjunto com A Associação ”Somos Nós” e a Obra Diocesana de Promoção Social. Um produto resultante de um trabalho em rede para a Comunidade.

Colocamos este Presépio na mata em frente aos dois Bairros da Pasteleira e os moradores decidiram embelezá-lo com iluminação e levá-lo para o espaço do Bairro novo. Agradecemos este gesto e esperamos que o Natal tenha sido vivido com amor, partilha e família, valores que tão bem retratados no presépio por todos construído.

20181221 114857