As mordidelas na Creche

guia para trabalhar com as mordidas na escola 1 728

As interações entre as crianças em idade de Creche podem incluir a mordidela, gesto que causa dor e desconforto na criança mordida e descontentamento e insegurança aos seus pais.

É importante e necessário explicar aos pais ou outros encarregados de educação que as crianças, entre o 1º e o 2º ano de vida, começam por descobrir e conhecer o que os rodeia com a boca. Por essa razão, a mordidela acontece como forma de interação e não com a intenção de magoar o outro. É uma forma de demonstrar emoções, habitualmente insatisfação ou descontentamento e pode acontecer, por exemplo, quando a criança  defende a posse de um brinquedo.

Nesta fase, a linguagem ainda não é dominada e a criança recorre à mordidela para comunicar o que sente e o que pretende. Numa situação em que a mordidela acontece, o adulto deve dizer à criança que não se morde porque o amigo chora e fica triste; o adulto deve demonstrar um comportamento alternativo para a resolução da situação e ambos (adulto e criança) devem fazer um mimo ao amigo que ficou magoado. A imitação e a repetição são estratégias adequadas para o planeamento do crescimento adequado da criança.

Equipa da Creche