Estou a crescer...
Para que a adolescência não seja um “filme” a equipa do Centro Comunitário tenta alinhar a sua resposta quer com os pais ou responsáveis legais, quer com a comunidade escolar, criando assim formas de comunicar e estreitar relações.
A adolescência poderá revelar-se como uma fase do desenvolvimento especialmente adversa, quer para o próprio adolescente, quer para os pais, que tantas vezes revelam dificuldades em compreender e lidar com as mudanças de comportamento dos seus filhos. Esta é uma fase em que procuram a sua própria identidade e não se acanham em questionar regras e limites, traduzindo-se algumas vezes, numa instabilidade emocional e numa vontade de crescer rápido.
O Centro Comunitário tenta estar atento a todas as manifestações de crescimento, e por vezes não se torna fácil gerir o espaço com tanta “rebeldia” a precisar de atenção.
A nós profissionais, compete-nos procurar respostas que amparem e ajudem a estruturar este turbilhão de emoções e comportamentos nem sempre fáceis de gerir no dia a dia.
A adolescência é a fase do primeiro grande amor, dos ídolos, dos BFF (melhores amigos/as). Todos influenciam a identidade do ego. Além dos amigos, os pais têm um papel determinante na construção da identidade do filho. Mas não estranhe se o seu/a filho/a não se identificar com os seus modelos parentais e até se manifestar contra eles, faz parte e até é salutar, separar a sua identidade da dos pais.
Tempos agitados é certo, mas pela nossa parte estaremos atentos sempre com uma base de diálogo, muito afeto e uma crescente autonomia.
A equipa do Centro Comunitário