A alimentação na Creche

IMG 20191211 113713

“As crianças aprendem mais com o que os pais fazem do que com o que eles dizem”

É muito importante para o bom desenvolvimento da criança que esta vá descobrindo e experimentando diferentes alimentos e sabores ao longo do seu crescimento, mantendo uma alimentação diversificada e rica em legumes e fruta.

Os pais são os modelos de referência para a criança, sendo que é estranho para ela quando os pais defendem que a sopa é muito importante, mas não a comem, por exemplo. Na azáfama do dia-a-dia, o jantar é a refeição por excelência em que este princípio se deve pôr em prática, até porque é a única refeição do dia em que a família está reunida e com mais tempo para conversar, descontrair e aproveitar a presença de todos.

“Os jantares em família são o coração da vida familiar. As crianças que crescem em famílias que jantam juntas quase diariamente conseguem obter melhor resultados escolares, têm maior autoestima e uma maior probabilidade de manter um peso saudável”. In Miller, Heather. Pais em Hora de Ponta.  2019. p. 49.

Para que esta refeição produza bons resultados, é necessário lembrar que a televisão, o telemóvel e outros aparelhos devem estar desligados ou afastados daquele espaço, pois retiram o foco da conversa que pode acontecer, uma conversa para a qual o contacto visual e a escuta ativa são estratégias fundamentais a colocar em prática.

Aproveite o jantar para saber como correu o dia do seu filho e conte-lhe histórias sobre a sua infância, sobre o tempo em que a tecnologia não dominava. A atenção e o carinho parentais têm um efeito positivo no desenvolvimento social e emocional da criança, na aquisição de competências sociais positivas e na capacidade de resolução de problemas. In Miller, Heather. Pais em Hora de Ponta.  2019. p. 27.

A equipa da Creche