• Início
  • Sobre a Instituição
    • História
    • Atualidade
  • Valências
    • Creche
    • Pré-escolar
    • CATL
    • Centro Comunitário
  • As nossas Instalações
  • Órgãos Sociais
  • Documentos
  • Notícias
  • Galeria
  • Amigos do Centro
  • Contactos

Vamos abraçar o presente de Natal

 

Neste ano letivo, a primeira iniciativa de Centro aconteceu no Natal com o Projeto “Vamos Abraçar o Presente deImagem7 Natal”. Integrado no Eixo das crianças, jovens e famílias, as atividades de Natal pretendem reforçar a capacitação dos destinatários e promover momentos de convívio entre os grupos que reforcem o sentimento de pertença aos mesmos e ao Centro Social.

Inspirados na Mensagem do Papa Francisco e alinhados com a Diocese do Porto – “Abraça o Presente de Natal: o Menino Jesus”, destacamos os conceitos da escuta e do acolhimento, assumindo que o Presente representa o tempo atual e o Menino representa os valores pretendemos destacar com as atividades de Natal – a família, o convívio, amizade, paz, gratidão e solidariedade.

Num tempo pós pandemia, regressamos à celebração do advento, no hall de entrada, com músicas escolhidas e ensaiadas pelo Coro do CATL. Semana a semana, cada resposta deixou a sua mensagem no hall de entrada.

Convidamos as famílias para a Celebração de Natal, mais uma vez enriquecida pelo Coro do CATL e a leitura da mensagem de Natal do Papa Francisco.

 Com o Natal aconteceu a primeira apresentação do Coro do CATL e iniciamos a participação dos pais nas salas, na planificação semanal. A partir de dezembro e até julho, os pais podem inscrever-se nas atividades apresentadas na planificação da sala do seu educando, podendo assim conhecer, de modo mais aprofundado, o trabalho de sala e fazer parte desse mesmo trabalho.

Chegámos à escola

 

IMG 20230329 WA0000A transição das crianças para o 1º ciclo é uma fase muito importante e que exige muito investimento, da parte da equipa do Centro Social e das famílias. Este investimento começa a partir do início da frequência da criança na instituição, seja este início no berçário, seja nos 5 anos.

No entanto, sabemos que a intervenção precoce é essencial e quanto mais cedo identificarmos sinais de alerta, no que diz respeito ao desenvolvimento, mais tempo temos para reduzir ou eliminar as dificuldades e potenciar as capacidades.

A Creche representa um contexto educativo de extrema importância para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança e um contexto de investimento no sucesso escolar, na sociedade e na cidadania.

As orientações curriculares para a Educação Pré-escolar alertam para o facto desta resposta social ser um possível local de insucesso escolar precoce em que algumas crianças tomam consciência de que não são tão capazes quanto outras. Estudos revelam que o insucesso recai maioritariamente em crianças cujo cultura familiar é mais distante da cultura escolar.

O Projeto “Escola Cá em Casa” nasceu há alguns anos no Centro Social, tem vindo a integrar um conjunto de atividades desenvolvidas na Educação Pré-escolar cuja finalidade é capacitar as crianIMG 20230329 WA0004ças para o sistema escolar formal, um sistema que não está preparado para a diversidade e para a inclusão.

Ao longo deste ano, iremos apresentar as atividades desenvolvidas por este Projeto, um Projeto que é anterior à criação da nossa equipa de EMAEI, mas que foi nela integrado com o desenvolvimento do seu trabalho.

No que concerne ao Projeto Educativo, o trabalho desenvolvido pela equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva está integrado no Eixo 1 (crianças, jovens e famílias), para dar resposta ao objetivo de desenvolver um trabalho pedagógico que priorize a intervenção precoce e a capacitação das crianças e dos jovens.

Na fase final da transição, a equipa acompanhou as famílias na realização das matrículas para o 1º ciclo e realizou os relatórios técnico pedagógicos que fazem parte do processo de matrícula, priorizam a criança no acesso à escola para a qual se candidatou e representam o acesso à educação inclusiva no 1º ciclo. O passo mais simples de um caminho longo e cheio de obstáculos…

O nosso berçário

 

O ano letivo na Creche começou em agosto, com a integração dos novos elementos do berçário e a proposta aos pais para estarem presentes, em sessões mensais de informação e sensibilização, dinamizadas pela Educadora de Infância Márcia Monteiro, responsável pelo grupo e pela Enfermeira Elisabete Malheiro, da Unidade de Cuidados à Comunidade da Baixa do Porto – ACES Porto Ocidental.

bercarioO nosso berçário é constituído por 7 bebés, em agosto o bebé mais velho tinha 7 meses e o mais novo 15 dias. Encontramos quatro famílias com o desafio do primeiro filho e as restantes três famílias com o desafio do segundo filho e com relação de confiança criada com a instituição, pois o primeiro frequentou ou frequenta as nossas respostas.

Esta proposta encontra-se integrada no Eixo das famílias, na vertente da envolvimento, participação e formação das famílias. Na primeira sessão abordamos a importância da massagem ao bebé e convidamos as mães presentes a realizarem essa massagem no momento. Esta representa uma estratégia de relaxamento para ambos, reforço para o vínculo mãe/filho e deve ser acompanhada com conversa ou música para que se estimule a comunicação e a aquisição da linguagem.

Até dezembro abordamos a prevenção de acidentes, a amamentação e a alimentação, reforçando neste último tema a importância da experimentação dos alimentos, da diversificação e da introdução dos sólidos.

Tendo em conta as dúvidas colocadas pelos pais e a informação recolhida no autodiagnóstico aos grupos (Projeto Educativ0), a equipa considerou que a próxima formação deve ser dirigida para a temática da alimentação em idade de Creche.

O nosso Projeto Educativo

“Diálogos na comunidade educativa - Unidade na diversidade”

 

Para planearmos a nossa intervenção necessitamos conhecer os nossos destinatários e fazemo-lo todos os anos, de setembro a dezembro, identificando em seguida fatores de risco e de proteção.

Identificamos como fatores de proteção a intervenção precoce e a capacitação dos destinatários; o envolvimento, participação e formação das famílias; a formação dos nossos profissionais; a comunicação com a comunidade e o contributo para o seu empoderamento.     Acreditamos que a nossa missão é investir na educação e capacitação das crianças, dos jovens e das famílias com ferramentas para se sentirem incluídos socialmente e detentores do exercício pleno da respetiva cidadania.

Ao longo do presente ano iremos apresentar os projetos e as atividades que planeamos e pretendemos concretizar e que encontram integrados em cada um destes fatores de proteção. Existem projetos e atividades que são uma continuidade, é o caso do Projeto “Escola Cá em Casa” e “Reencontro”, mas outros são novidades e as nossas expetativas são elevadas, é o caso da Música e do Projeto da “Avó Aninhas”.

 pec

OS VOTOS DO CENTRO SOCIAL PARA 2023, CONSTRUÍDOS PELO GRUPO DOS 4 ANOS

votos

Arquivo de Notícias

  • março, 2022
  • fevereiro, 2022
  • fevereiro, 2021
  • janeiro, 2020
  • novembro, 2019
  • outubro, 2019
  • setembro, 2019
  • maio, 2019
  • abril, 2019
  • fevereiro, 2019
  • janeiro, 2019
  • outubro, 2018

Já nos visitaram

  • Visualizações de artigos 133906
Direitos de autor © 2023 Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda. Todos os direitos reservados.