A Música e o Yoga na Creche
No presente ano letivo, a equipa da Creche propôs às famílias a frequência da música e do Yoga para os seus educandos. Relativamente à música, esta atividade acontece pelo segundo ano consecutivo e tem revelado resultados muito positivos. O contacto da criança com a música tem como propósito o desenvolvimento psicomotor, social, afetivo, cognitivo e linguístico, adquirido através da audição, da interpretação, da improvisação e da criação musical.
O contacto sistemático com a música facilita o processo de criação, consolidação e ampliação do conhecimento. Pretende-se que as nossas crianças ouçam, percebam e interpretem materiais sonoros diversos; imitem, criem e reproduzam exemplos musicais em ambiente lúdico; otimizem a memória e a concentração; exprimam sentimentos e emoções; desenvolvam a imaginação, a criatividade e a linguagem e treinem a coordenação da motricidade ampla e fina, através do gesto/movimento, do tato (sensorial e motor) e do campo visual (espaço/objeto).
Quanto ao Yoga (a novidade deste ano), na idade da Creche os exercícios explorados no Yoga são através de histórias, canções, jogos e brincadeiras. As aulas têm sido divertidas e com elas pretendemos promover a disciplina, a concentração, a motricidade e o trabalho em grupo, com o devido respeito pelos outros.
Através do Yoga ajudamos as crianças a se concentrarem e a diminuírem a ansiedade; desenvolverem o equilíbrio, a agilidade e a auto-confiança; orientarem a coordenação de movimentos de acordo com a música; controlarem o corpo e a mente, assim com o relaxamento e a calma.
Natal é tempo de ...
“Natal é tempo de amar, de brincar, partilhar, de oferecer sem contar, magia…”
Maria Vasconcelos
Acreditando que o Natal é mesmo isto, é viver a essencialidade através da simplicidade desta época, a Creche (equipa e crianças) foi nesta viagem de malas vazias…
Fomos com as crianças descobrindo o que é o Natal através das histórias “O Presépio”, “A Pequena Árvore de Natal” e a “A Magia do natal” e das canções tradicionais “Pinheirinho”, “Brilha, brilha lá no céu” e “Esta luz pequenina”, permitindo a todos conhecer cada elemento que carateriza esta época.
Nesta descoberta realizada em grupo, vivenciamos também os valores que devem ser relembrados e experienciados todos os dias, a amizade, cooperação, interajuda, alegria.
Como também já tem sido prática corrente nesta resposta social, não podíamos nunca viver esta época sem envolver as famílias nesta nossa doce viagem. Assim, convidamos as famílias para decorarem uma casa que faria parte da aldeia Natal, uma aldeia que tentamos retratar no placard de uma das nossas salas. Nestas casinhas foi visível o carinho, empenho, ternura que cada família depositou na mesma.
As famílias também estiveram connosco nas Janeiras, para celebrarmos mais uma vez o nascimento de Jesus. São as pequenas coisas e as mais simples que transformam pequenos momentos e gestos em algo grandioso e mágico.
Presépio na Comunidade
Neste Natal fomos convidados pela Paróquia para construir um Presépio em conjunto com A Associação ”Somos Nós” e a Obra Diocesana de Promoção Social. Um produto resultante de um trabalho em rede para a Comunidade.
Colocamos este Presépio na mata em frente aos dois Bairros da Pasteleira e os moradores decidiram embelezá-lo com iluminação e levá-lo para o espaço do Bairro novo. Agradecemos este gesto e esperamos que o Natal tenha sido vivido com amor, partilha e família, valores que tão bem retratados no presépio por todos construído.
Natal 2018 - Programa
E quando estamos quase no Natal...
Na oficina de histórias do Centro Comunitário não se contam ou ouvem apenas histórias, também é possível escrever histórias. Pequenas, grandes e de diferentes formas e feitios…em jeito de verso, de carta ou de prosa. Neste dezembro o desafio é: “Neste Natal, escreve a alguém especial! “
Há quanto tempo não recebe uma carta? Há quanto tempo não escreve uma carta? Para contrariar esta tendência crescente entre nós, de enviarmos mensagens generalistas e impessoais, desafiamos alguns jovens a fazerem chegar a sua mensagem em forma de postal, via correio. Cada jovem deve construir o seu postal e consequentemente deve pensar na mensagem que vai escrever.
O desafio, tantas vezes recusado e muitas vezes adiado, o escrever e enviar pelo correio um postal.
Por cada postal realizado é um sorriso dobrado de quem o recebe!
Não se esqueçam de dizer aos que vos são próximos, como são importantes para vocês!
Este Natal escreva também a alguém especial.
O Centro Social veste o Pijama
No dia 20 de novembro, o nosso Centro comemorou o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, abraçando, mais uma vez, a iniciativa promovida pela “Mundos de Vida” e vestindo “o seu pijama” para relembrar um direito fundamental: o Direito à Família!
Assim, nesse dia, grandes e pequenos chegaram à “escola” vestidos a rigor para afirmar a sua solidariedade para com todos aqueles que se vêm privados de um lar e de uma família onde possam crescer felizes e seguros. Incentivar “Crianças a ajudar crianças” é o lema deste “Dia Nacional do Pijama”.
Tal como a “Mundos Vida”, acreditamos que, passo a passo, criança a criança, e todos juntos, podemos fazer a diferença! Assim diz a canção da “Missão Pijama”, tão cantada pelas nossas crianças:
“(…)
Mais um dia, mais um novo mundo
Mais um abraço de amor profundo
(…)
Dizem que não vale a pena sabes que é mentira
Uma boa ação pode mudar uma vida
(…)”
Bem comer, para bem crescer
De forma a comemorar o “Dia Mundial da Alimentação” (16 de outubro) e integrado no trabalho desenvolvido ao nível da educação alimentar, o Pré-Escolar promoveu a “Quinzena da Boa Alimentação” (15 a 26 de outubro).
Durante estes dias foram muitas as atividades realizadas com e para as crianças, mas também para as famílias:
- Banca de venda de batidos e doces saudáveis, tais como batido de ananás, batido de banana com maça e aveia, bolo de espinafre e bolo de courgette, bolachas de aveia com banana e bolachas de manteiga com frutos vermelhos e sementes de chia - sempre com a possibilidade de levarem a receita para casa;
- Dinamização das histórias:“ A menina que não gostava de fruta” e “O menino que não gostava de sopa” de Cidália Fernandes, junto de todos os grupos das diferentes respostas, bem como a apresentação de uma sessão de teatro dinamizada por uma equipa de estagiárias da Unidade de cuidados da Comunidade- Porto Ocidental;
- Encontro para as famílias, dinamizado pela Enfermeira Elisabete Malheiro da Unidade de cuidados da Comunidade- Porto Ocidental.
Praticar uma alimentação saudável é urgente e isto exige descoberta/conhecimento e mudança/transformação de hábitos alimentares, bem como o envolvimento de todos. As nossas crianças estão envolvidas e motivadas e vocês?
O meu filho está doente: Levo-o ou não o levo para a Creche?
Febre
O que é a febre?
A febre é uma resposta de defesa do organismo. Corresponde à elevação da temperatura corporal acima de 37,6ºC.
Onde se avalia?
Dependendo da idade esta deve ser avaliada:
- 1ª semana de vida: axilar
- A partir da 1ª semana de vida: axilar ou retal (febre se temperatura superior a 38ºC)
- A partir dos 3anos: timpânica ou axilar
- A partir dos 5anos: axilar, oral ou timpânica
Os termómetros devem ser digitais, e no caso retal de ponta flexível.
Como atuar?
Medidas antipiréticas e de alívio de desconforto:
- Oferecer líquidos
- Adequar vestuário
- Adequar temperatura do ambiente
- Administrar antipirético (prescrito pelo médico) se criança desconfortável
- Ter em atenção se a criança mantém o comportamento habitual (brinca, come, fala, etc.), após a administração de antipirético. Em caso de alteração recorrer aos serviços de saúde.
Quando ir para o infantário/escola?
A toma de antipirético não previne que outras crianças não fiquem doentes. A criança só deve regressar ao infantário/escola após 24h sem febre.
Entendemos que não é fácil faltar ao trabalho e avisar no próprio dia, reorganizar esse dia porque o seu filho adoeceu, mas ele tem que ser a sua prioridade. Ao zelar pelo seu bem-estar e saúde, zela pelo bem-estar e saúde do grupo.
Proteja os outros, protegendo o seu filho!
O Outono chegou, quem foi que te contou?
As andorinhas, as folhas, o vento, as frutas….
Foi no âmbito desta estação do ano que nos chegou à Creche uma criança carregada de diferentes frutas desta época para partilhar com os amigos. Era visível a alegria com que a criança apresentava estes tesouros: uvas, maçãs e castanhas.
Com toda esta brincadeira que permitiu a todas enriquecer os seus saberes e sabores sobre as caraterísticas do outono, a família dessa criança envolveu-se ainda mais nesta brincadeira, proporcionando um magusto saboroso e com cheiro do Douro, com o apoio da Câmara Municipal de Sernancelhe que nos presenteou com alguns quilos de saborosas castanhas dessa região, proporcionando às crianças este momento que para além de saboroso, permitiu reviver a tradição de São Martinho.
Deixamos aqui algumas atividades alusivas a esta época do ano, que foram exploradas na Creche
- Pintura de alguns elementos outono
- Passeio pela mata
- Desfolhada
- Pintura e canção do ouriço
No âmbito da comemoração do Dia da Alimentação (16 de outubro) o pré-escolar vai dinamizar a quinzena da Alimentação com diversas atividades, partilhando algumas com as outras respostas sociais e pedindo a colaboração das mesmas com a confeção de receitas saudáveis, no sentido de enriquecer este projeto e envolver toda a instituição nesta ação.
Esta iniciativa contará com a participação da Enfermeira Elizabete Malheiro da U.C.C. da Baixa do Porto, que irá realizar um encontro com as famílias, abordando questões relacionadas com a alimentação saudável.
Programa
Pág. 6 de 9